quarta-feira, 28 de julho de 2010

Oportunidades


Instituições Alemãs, estão procurando estudantes brasileiros para oferecer vagas de intercâmbio em nível superior e pós-graduação. Em um estande montado na reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, em Natal, 12 universidades e centros de pesquisa da alemanha mostram seus projetos e convidam alunos e professores para formar parcerias na área científica.

" Há muitas oportunidades para estudantes brasileiros. Já na graduação é possivel fazer intercâmbio que pode ser de um ou dois semestres. No mestrado é possível fazer 'sanduíche' (quando o aluno faz parte do curso no exterior)", explica Anne Trettin, representante do estado alemão de Baden-Wütenberg que trouxe as entidades à SBPC.

Além dos cursos, a Alemanha oferece também aos brasileiros bolsas de graduação e pós-graduação, concedidas por meio do DAAD, o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico.

Para quem se assusta com a língua, Trettin explica que há muitos cursos em inglês, e nem sempre é necessário ter alemão fluente. "No doutorado quase não é preciso falar alemão. No mestrado também há cursos em inglês. Para graduação não são tantos, mas existem."

Sobre a escolha do Brasil para investir em parcerias científicas, a alemã afirma que o país tem muita estrutura em pesquisa, e isso interessa aos europeus. "O Brasil tem uma força econômica e de pesquisa muito grande, está se desenvolvendo muito bem. É uma boa oportunidade para trabalharmos juntos."

Entre as 12 instituições que se apresentam na SBPC, está o Centro Alemão Aeroespacial, a Universidade Aberta de Berlim e a Universidade de Kiel. Quem quiser saber mais sobre as bolsas oferecidas pelo governo Alemão pode acessar o site da DAAD (em portugês).



Tá aí portanto uma grande oportunidade, que não é sempre que aparece, e só de o Brasil estar investindo bastante nessa área, já fico feliz, estamos avançando afinal!!!
Sem falar que se Deus quiser em um futuro não muito distante, estarei Eu fazendo parte também deste avanço! 
=D

2 comentários:

  1. Realmente uma grande oportunidade, pena não ser tão divulgada como deveria.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Realmente, muito bom o investimento nessa área...
    beijos

    ResponderExcluir