quarta-feira, 26 de maio de 2010

Ainda há Esperança?


Vou começar com a corrupção. Sim, com a corrupção.
E quem não sabe que o Brasil lidera o ranking? Além de ter um governo que só sabe dizer “ Eu não sei de nada”.. “Eu não vi nada”... com um presidente que não tem capacidade de cuidar nem do seu próprio dedo, que dirá de um país. Terras mal distribuídas. Reportagens em rede nacional mostrando sujeitos colocando dinheiro na cueca, na meia, e ainda por cima, os mesmos terem a cara de pau de dizer que o povo está doido, que aquilo não era verdade. Digo que fico indignada com isso.
O que pensam que somos? Um bando de burro? (que me perdoem os animaizinhos que não tem nada a ver com isso). E aqueles que se deixam comprar por uma dentadura nova em troca de um voto?
Agora deixemos a política de lado, porque confesso, que se eu for listar as milhares de babaquices que existem nesse setor, ficaria aqui por horas.
Dois países vizinhos - Coréia do Sul e Coréia do Norte. Duas culturas diferentes que ameaçam a vida de nós, que estamos do outro lado do mundo.Porque? As bombas nucleares já estão armazenadas, um descuido, uma palavra mal dita, um insulto, ou um atentado pode comprometer a vida na face da terra.
Um Acelerador de Partículas que tem a capacidade de extinguir a nossa e todas as outras espécies que existem. Para isto basta um maluco qualquer querer testar a Teoria do Big-Bang.
Sem falar dos terremotos; tsunamis; furacões; seca; fome; miséria; enchentes; deslizamentos; epidemias como a Gripe Suína; idolatria ao capital; traições –políticas e conjugais-; violência de todas as formas, dos mais fortes sobre os mais fracos; etc etc...
A insanidade do homem  alcançou níveis nunca vistos antes  na história da humanidade.  Chegamos num tempo em que nada mais é seguro. A ganância  dominou  a mente de quase todos: da dona de casa que quer consumir vorazmente tudo que é tipo de plástico e quinquilharias ao mega empresário que busca incansavelmente o lucro infinito.
A futilidade virou moda. Coisas que são grotescas viram moda..neste aspecto nem cito exemplos, são uma infinidade,e cá entre nós, você já deve ter lembrado ao menos de uma agora mesmo não é? Onde foi parar a Ética, e a boa educação para com o próximo?
Não se preocupam mais com a Natureza, não tem respeito com os animais,queimam e derrubam as florestas e consequentemente seus habitats.
Particularmente acredito que todas as catástrofes que andam acontecendo –em questões climáticas- sejam a força da Natureza em resposta às ações do homem.
Ainda há tempo de reverter isso tudo? Tudo concerteza não, mais porque não começar a mudar certos hábitos, não pensar só no próprio umbigo. Lembrar que não somos os únicos no mundo, e que nossas ações de hoje, são os resultados de amanhã.




domingo, 23 de maio de 2010

Presente!



Recebi esse selo de um novo colega de blog,  Dallas Diego do blog Escritos ao Acaso que tem um dom muito criativo de escrever e, passar através das palavras ânimo para enfrentar certos desafios, como já aconteceu comigo. Obrigada! =D


Regras:
1) Postar o selo no blog.
2) Postar as 3 lembranças mais fofas da infância.
3) Indicar 6 blogs fofos.

---------------------------

Subir na árvore que tinha em frente à antiga casa onde eu morava. Não tinha que se preocupar com muitas coisas...

Correr feito uma louca atrás da bolinha quando jogava bets na rua. Ou quando errava a bola e chutava o chão... na época os machucados não eram nada se comparado aos que temos hoje.

Ir pescar nos rios com a família e alguns amigos, e se embrenhar no meio do mato, e o pior, com medo de encontar algum bicho estranho. Mas compensava, eu ficava tentando pegar as borboletas, coitadinhas... KKKKKKKKKK
Acho que essas são as que mais me marcaram entre todas. Mais o melhor de tudo mesmo, era a despreocupação que as criaças tem em relação a muitas coisas.

------------------------

Indicados:
As palavras sempre ficam
All she wants...

Professor Sóstenez
Biologia (Bio=Vida + Logia=Estudo)

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Ambrolhos

Hoje quero comentar sobre um lugar que a meu ver é fantástico:
O parque Nacional Marinho dos Ambrolhos. Ele foi o primeiro Parque Nacional Marinho criado no Brasil, em 1983.

Além de resguardar porção significativa do maior banco de corais e da maior biodiversidade marinha do Atlântico Sul, o Parque protege algumas das principais áreas de reprodução das baleias jubarte.O Parque Nacional Marinho dos Abrolhos é desde 2003 Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e nos últimos anos vem trabalhando para impedir a implantação ao seu redor de empreendimentos de alto impacto ambiental como a exploração de petróleo e a carcinicultura.É proibida qualquer tipo de pesca e caça na região.A fauna na ilha é rica tanto em baixo d'água quanto em cima dela.
Em cima, todas as ilhas são habitadas por aves que se reproduzem ali, como o Atobá-Branco (Sula dactylatra ), as Fragatas (Fregata magnificens), e a Grazina (Phaethon aethereus). Os Atobás que são a maioria formam seus ninhos na vegetação rasteira das ilhas. O turista acompanhado de um guia do Ibama realiza um passeio em volta da ilha Siriba, onde pode ver de perto os ovos, ninhos e filhotes das aves.
Dentro da Água, o que não falta é peixes e corais.São cerca de 160 espécies, dentre eles o Frade, o Peixe-Papagaio, a Arraia-Chita, os Badejos, os Xaréus, os Ciobas os Cações-Viola, e muuuitos outros.

As tartarugas também são abundantes na Ilha. Elas se reproduzem principalmente nas areias da ilha redonda e são monitoradas pelo projeto Tamar.
Entre os Corais, exste uma espécie chamada Mussismilia braziliensis (conhecida por coral cérebro), e é encontrada somente no Brasil. Nos recifes próximos ao Arquipélago encontram-se formações coralíneas denominadas chapeirões. São gigantescos "cogumelos" de coral que se erguem a partir dos 20m de profundidade, e muitos chegam até a superfície dificultando a navegação.
Dentre todas essas atrações, a principal são as baleias Jubarte (Megaptera novaeanggliae) que todos os anos cumprem o mesmo ritual. No início do segundo semestre, elas deixam a gélida Antártida e migram em busca de um lugar quente e seguro para acasalar, procriar e amamentar seus filhotes, e por volta de novembro começam o retorno à Antártida. 


Além de tudo serviu de estudo para um dos maiores Evolucionistas: Charles Darwin.
"As ilhas dos Abrolhos, vistas de uma certa distância, são de um verde brilhante. A vegetação consiste de plantas suculentas e gramina, entremeadas com alguns arbustos e cactos. Embora pequena, minha coleção de plantas de Abrolhos contém quase todas as espécies que ali florescem, acho eu. Pássaros da família dos totipalmados são extremamente abundantes, tais como atobás, rabos-de-palha e fragatas. Talvez o mais surpreendente seja o número de sáurios; quase todas as pedras têm o seu lagarto correspondente; aranhas em grande número; o mesmo com ratos. O fundo do mar em volta é densamente coberto por enormes corais cerebriformes (corais pedrentos, solitários, de aparência semelhante ao cérebro); muitos tinham mais de uma jarda (90 cm) de diâmetro."
Charles Darwin, 29 de março de 1832. 



É lindo não?

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Fábrica de Ratos

O Brasil terá uma fábrica de camundongos que começará a funcionar em Campinas, interior de São Paulo, no mês que vem.
Pela primeira vez teremos um centro de produção e distribuição de cobaias geneticamente alteradas para uso em pesquisas biomédicas.
Esses animais cuja invenção rendeu premio Nobel de Medicina em 2007, são usados por Biólogos num sem-número de aplicações: desde a identificação de genes que infuenciam doenças Humanas e até testes de possíveis novos remédios. Porém o Brasil está atrasado nessa tecnologia.
A Bióloga Ivy Aneas trocou o institudo do Coração em São Paulo, pela Universidade de Chicago, EUA, pois sua área de estudos -a identificação, usando cobaias de genes relacionados à hipertensão -era impossível de perseguir no Brasil.
O novo Centro ficará hospedado no LNBio (Laboratório Nacional de Biociências) que funciona no Campus do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, mantido pelo MCT (Ministério da Ciência e Tecnologia) em Campinas.
O objetivo do projeto, orçado em R$ 2 milhões, é produzir linhagens transgênicas de camundongos de acordo com a demanda para todo o país.
Um cientista da Paraíba, por exemplo, que queira investigar os efeitos do desligamento, de um determinado gene poderá mandar para campinas um pedaço de DNA capaz de "nocautear" o gene de interesse.
O conhecimento para produzir roedores nocautes já existe no Brasil. Vários animais do tipo são feitos no "varejo" em instituições como o Incor, a Unifesp, e o Instituto de Biofísica do Rio de Janeiro.
O que ainda não conseguimos fazer, foi montar estruturas de produção regular desses animais, afirma Xavier Neto -Chefe do Laboratório de Modificação do Genoma.
Primeiro porque é difícil encontrar animais saudáveis em quantidade no Brasil. A produção de um único nocaute envolve uma centena de embriões, gerados a partir de 3 ou 4 fêmeas.Para atender à demanda nacional seria preciso executar isso 4 vezes por semana.
Segundo, é preciso treinar técnicos e ter equipamentos como Microscópios especiais e Microinjetores (para injetar DNA nas células).
Isso tudo torna a produção cara: US$ 2,000 por nocaute, em média, o que torna a produção em escala difícil fora de um laboratório nacional que deverá fornece-los de graça.
Tanto o CNPq (Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento) quanto o MCT, se dispuseram a financiar a iniciativa que deve ter ainda Recursos do Ministério da Saúde. 
Segundo Xavier, experimentos começam em junho, mesmo sem o recurso, com equipamentos cedidos pelo Incor, e pelo Instituto de Biofísica.


FONTE: Folha de São Paulo


domingo, 9 de maio de 2010

À Elas!

Mãe Jovem, velhinha, rica ou pobrezinha.
Mãe Solteira, sozinha. Mãe de um ou de muitos. Mãe de filho que não é seu.
Quando você caiu e se machucou, foi ela quem enxugou suas lágrimas.
Quando você deu os primeiros passinhos, foi ela quem te aplaudiu.
Hoje, talvez, você ja esteja grande. Talvez já tenha sua própria família. Talvez more longe, ou não tenha mais aquele abraço reconfortante que só a sua mãe sabe lhe dar.
Amor de Mãe não existe dimensão, tempo nem espaço.
Mulher à quem devemos a vida, que merece nosso respeito, nossa gratidão e afeto.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Zonas Mortas do oceano: Animais que vivem sem Oxigênio

Em diferentes áreas do oceano existem “zonas mortas”: águas com pouco ou nenhum teor de oxigênio, onde é impossível o desenvolvimento da vida marinha. Estas zonas podem existir por causas naturais ou antropogênicas, mas são perigosas por atentar contra a saúde dos oceanos, vitais para o planeta.  No entanto, uma nova descoberta pode significar que ainda há esperança para estas áreas. Cientistas da Universidade Politécnica Marche em Ancona, na Itália, encontraram três novas espécies de criaturas marinhas que podem sobreviver e se reproduzir sem oxigênio. 
A descoberta ocorreu nas profundezas do mar Mediterrâneo, cerca de 200 quilômetros a oeste de Creta (Grécia), resultado de três expedições que pesquisaram a região ao longo de uma década.
As novas criaturas medem menos de um milímetro e possuem um invólucro protetor. Uma delas recebeu o nome científico de Spinoloricus Cinzia e as demais, ainda não batizadas oficialmente, mas estão sendo chamadas de Rugiloricus e Pliciloricus. Duas delas continham ovos.  Os cientistas não puderam remover os animais com vida, mas cultivaram os ovos dentro do barco e comprovaram que eles podiam viver em condições anóxicas (sem O2).  Até o momento, acreditava-se que apenas as bactérias poderiam viver sem oxigênio, já que os corpos de animais multicelulares encontrados nas zonas mortas teriam, supostamente, chegado até elas de regiões vivas adjacentes.
A descoberta é muito importante por reacender uma questão fascinante: até onde os animais conseguem se adaptar a condições extremas? Segundo alguns cientistas consultados pela BBC, estas criaturas poderiam ajudar a descobrir se é possível existir vida sem oxigênio em outros planetas. 

FONTE: Discovery Brasil

Os animais salvam o planeta 1